O luto é um processo que todos nós teremos que passar em algum momento da vida, pois se trata de uma experiência universal. Contudo, cada pessoa possui suas próprias individualidades, por isso, ninguém tem a mesma experiência de luto que a outra pessoa tem, porque todos reagem de formas diferentes. Sendo assim, por esses motivos, existem muitos mitos e verdades sobre o luto.
Ás vezes fica complicado definir ou discutir o luto, justamente por ele ser assim um processo diferente para cada pessoa. Pois, o que é verdade para uma pessoa pode não ser para outra, o que leva a muitos mal entendidos e mitos e inverdades referentes ao luto.
Por isso, separamos uma lista com os principais mitos e verdades sobre o luto, que podem ajudar você a passar com mais calma por esse momento complicado da vida, ou mesmo, ajudar alguém que esteja passando por esse momento. Veja a seguir!
O luto passa por cinco estágios que acontecem sempre na mesma sequência, mito ou verdade?
Mito. De acordo com a psiquiatra suíça Elizabeth Küler-Ross (1926-2004), o processo de luto possui cinco estágios, sendo eles: negação, raiva, negociação, depressão e aceitação.
Todos esses estágios emocionais podem estar presentes durante o processo de luto, mas essas etapas podem não ser vividas nessa mesma sequência.
É importante ter em mente que cada pessoa é única, portanto, as fases do processo de luto podem se apresentar de maneiras diferentes em cada caso.
O luto não é normal, mito ou verdade?
Mito. O processo de luto é absolutamente normal e todas pessoas passam por ele em algum momento da vida. Esse período deve ser vivenciado de forma natural.
Às vezes durante o processo de luto é importante contar com a presença da família e dos amigos, e, dependendo do caso, uma ajuda profissional pode vir a ser fundamental para a melhora de uma pessoa que esteja vivendo um luto acentuado.
O luto não é uma doença a ser curada, mito ou verdade?
Verdade. Entre os mitos e verdades sobre o luto existe a crença de que o lesse período é uma espécie de doença que deve ser curada, mas isso não é verdade. O luto é um processo pelo qual uma pessoa sente dor e sofrimento pela perda de algo ou alguém.
Buscar ajuda profissional nem sempre é necessário, isso irá depender da intensidade e do tempo de duração do luto.
O período de luto não é igual para todos, mito ou verdade?
Verdade. Não há um tempo pré-determinado para o luto, pois cada pessoa possui suas individualidades. Por isso, para algumas pessoas, o luto pode durar semanas, para outros, meses ou anos.
Isso sempre depende da maturidade emocional da pessoa enlutada e da proximidade que ela tinha com o falecido. Quando se perde um ente muito próximo, o luto costuma ser mais intenso, se comparado à perda de pessoas que não temos tanta intimidade.
Remédios ajudam a superar o luto, mito ou verdade?
Mito. Os remédios não ajudam a superar o luto, pois esse processo deve ser vivenciado para que a pessoa enlutada possa seguir em frente. Calmantes ou outros remédios podem acalmar a pessoa momentaneamente.
Contudo, o ideal é viver as emoções na hora que elas aparecerem para não prolongar mais ainda a dor e o período de luto. A ingestão de remédios poderá servir apenas para aliviar os sintomas causados pelo luto, tais como: insônia, ansiedade, crises de raiva ou choro, excesso ou falta de apetite, desânimo e melancolia.
A pessoa que está no processo de luto sempre chora, mito ou verdade?
Mito. Todas as pessoas reagem ao luto de formas diferentes e algumas delas não choram de imediato, assim como a maioria. Isso não quer dizer que a pessoa não esteja sofrendo, apenas a forma de demonstrar emoções são distintas.
Algumas pessoas têm mais dificuldades de externalizar suas emoções que outras, por isso, não choram nos velórios, mesmo que seja de pessoas próximas. Dentre os mitos e verdades sobre o luto, esse é um dos mais comentados.
Socializar é fundamental, mito ou verdade?
Verdade. É fundamental socializar nesse que é um dos momentos mais difíceis na vida de uma pessoa. Procure estar com pessoas agradáveis ou mantenha contato com sua família.
Busque realizar passeios e exercícios físicos, isso poderá ilhe ajudar a repor as energias para seguir a vida.
Devo me afastar da família e dos amigos quando estou em luto, mito ou verdade?
Mito. Quanto mais pessoas estiverem perto de você nesse período de luto melhor. Pois precisamos dividir nossas emoções durante o processo de luto e os velórios servem, justamente, para reunir as pessoas importantes para prestar suas últimas homenagens ao falecido e dividir as experiências e momentos que passaram juntos.
Os mitos e verdades sobre o luto são muitos, justamente, porque cada pessoa tem seu próprio ponto de vista em relação ao assunto. Contudo, esses listados acimas são os mais comuns. Então, esperamos tê-los ajudado!