Conheça os 10 maiores cemitérios verticais do país e saiba tudo sobre essa possibilidade, uma escolha econômica, sustentável e moderna de sepultar.
O mais comum quando pensamos em morte é o sepultamento padrão a sete palmos abaixo da terra. Porém, existem diversas opções para se despedir de um ente: você pode cremá-lo, comprar um jazigo, enterrar em um cemitério jardim, em um cemitério vertical e até construir um mausoléu.
E, no fim das contas, a forma como você enterra o seu parente diz muito sobre a personalidade dele.
Ele era realmente do tipo tradicional que gostava dessa formalidade e queria ser enterrado? Ou ele era do tipo que gostaria de ter as suas cinzas jogadas ao mar, com liberdade?
Além disso, outra opção para o seu ente que foge dos padrões, contudo, ao seu ver, não gostaria de ser cremado, são os cemitérios verticais.
Esse tipo de cemitério é seguro e ecológico. E ainda possibilita fazer belas homenagens, assim como nos cemitérios e sepultamentos comuns abaixo da terra.
Ele é a escolha perfeita para os que não querem aumentar a superlotação dos cemitérios comuns, mas que acreditam que a cremação é radical demais.
No cemitério vertical o corpo fica em um lóculo/gaveta e, caso você decida por colocar o corpo em um jazigo ou cremá-lo, tem total liberdade de escolha para isso!
Para saber mais sobre os cemitérios verticais, como eles funcionam e conhecer os 10 maiores do Brasil, continue neste artigo. Boa leitura!
O que é um cemitério vertical?
Os cemitérios verticais são construídos em edifícios que possuem vários pavimentos. Neles, existem várias “gavetas” – chamadas de lóculos – onde o corpo do seu ente fica armazenado.
Esses cemitérios possuem toda a infraestrutura, oferecem total segurança e trazem conforto aos parentes que irão prestar uma homenagem.
Afinal, convenhamos que ir a um cemitério comum para homenagear um falecido não é lá uma tarefa muito confortável e nem alegre.
Já que, normalmente, nos cemitérios ao ar livre, em caso de chuva a visita deve ser cancelada.
Além disso, em caso de sol fica bem difícil para parentes com idade avançada chegarem até o túmulo, com risco de terem uma queda de pressão por causa da alta temperatura.
Por fim, prestar homenagens em um cemitério padrão é algo arriscado, afinal você pode fazer uma super placa em memória do seu amado falecido e, ao voltar alguns meses depois, a placa ter sido furtada.
Por isso, os cemitérios verticais são uma opção que favorece a família que gosta de fazer visitas frequentes e quer ter tranquilidade e conforto quando for prestar as suas homenagens póstumas.
Como funciona um Cemitério Vertical?
Na prática, um cemitério vertical guarda o corpo em um lóculo – ou gaveta – lacrado. Esse lóculo possui um tubo por onde o necrochorume é coletado. O necrochorume é um líquido expelido pelo cadáver que é super nocivo para a natureza e para o ser humano.
Após esse líquido ser coletado, ele é tratado para eliminar as suas características nocivas e depois é descartado.
A retirada do necrochorume faz com que o corpo não tenha cheiro e também não polua a natureza, que é o que ocorre quando é colocado em um jazigo ou cova comum.
As gavetas são dispostas uma acima da outra, como andares, e você pode localizá-las pelo número, dependendo do cemitério.
O cemitério vertical é como um empreendimento qualquer onde você entra e encontra seguranças, câmeras, atendentes, água gelada e locais para se sentar.
Por isso, a visita é tão confortável. É quase como se a família não tivesse saído de casa para visitar o falecido, tamanha simplicidade e facilidade do processo.
Quanto custa um cemitério vertical?
Os preços variam, mas em média um lóculo em um cemitério vertical pode custar de seis a nove mil reais, dependendo do local escolhido.
Esse valor não é tão elevado, afinal um jazigo comum, em um cemitério padrão, possui uma taxa de manutenção que é paga anualmente e pode chegar a mais de R$400. Por isso, a escolha por esse tipo de cemitério acaba se tornando mais em conta.
Além da economia direta com manutenção, você ainda tem segurança de que as suas homenagens não serão furtadas – pois há câmeras e equipe de segurança nesses locais.
Sendo assim, na comparação entre jazigo comum e um lóculo no cemitério vertical, o segundo ganha no tópico economia e segurança.
Quais são as maiores vantagens do Cemitério Vertical?
O Cemitério Vertical é uma opção moderna e, como vimos no tópico acima, bem econômica e prática.
Porém, há diversas outras vantagens nessa escolha, como a segurança, o conforto das visitas e não contribuir com a superlotação de corpos.
Essa é a aposta para o futuro dos cemitérios, afinal o dia dos cemitérios tradicionais podem estar contados com a superlotação, devido à pandemia e ao impacto negativo que eles causam no meio ambiente.
Mais ecológico
A Organização Mundial da Saúde considera os cemitérios como grandes inimigos do meio ambiente há mais de três décadas.
Você pode não saber, mas os corpos que são sepultados despejam um líquido chamado necrochorume, que é nocivo para o solo e inutiliza toda a terra que há em sua volta.
Esse líquido é expelido pelo cadáver e pode causar doenças nos seres vivos que entrarem em contato com a substância e também muitos problemas para o solo.
Cada cadáver produz mais de 30 litros desse líquido em um período de 3 anos e a substância contamina o solo, o deixando inútil.
Onde o necrochorume está, nenhuma planta ou flor sobrevive.
Sendo assim, as necrópoles comuns são grandes inimigas da natureza e isso é fato. Porém, como mudar algo tão cultural como enterrar os mortos?
É difícil do ponto de vista religioso mudar esse pensamento do brasileiro e forçar com que os parentes optem pela cremação de seus entes – que seria a melhor opção para o meio ambiente.
Por isso, o cemitério vertical é o meio termo perfeito: os parentes continuam seguros de que o corpo de seu parente será preservado, e a mãe natureza agradece pelo necrochorume que é tirado por um tubo, tratado e descartado.
Maior segurança
Convenhamos que cemitérios não são os lugares mais legais do mundo, do ponto de vista de querer permanecer ali por muito tempo.
Durante a manhã costumam estar lotados, mas à noite, ninguém passa por ali e o lugar é vazio e amedrontador.
Consequentemente, quem quer visitar os seus parentes e trabalha em horário comercial tem duas opções: matar o trabalho durante algumas horas ou ir aos fins de semana – e se deparar com o local cheio de outras famílias buscando prestar suas homenagens.
Isso porque ir à noite, após o horário formal de trabalho, não é uma possibilidade. O lugar fica deserto e eu sei que você já viu filmes de terror o suficiente para não querer estar em um cemitério após as 18h.
Porém, esse problema não existe no cemitério vertical, que é um local fechado, iluminado e super seguro. Você pode fazer as suas homenagens no momento mais adequado e ter certeza de que as suas placas não serão furtadas.
Diminui a superlotação em tempos de pandemia
Estamos em um momento do país em que perdemos mais de 300 mil pessoas para a Covid-19 – e os números seguem subindo… – e é claro que nenhum cemitério estava preparado para esse trabalho extra.
Além disso, os cemitérios comuns não são grandes exemplos de aproveitamento de espaço, e cada cova tem apenas um caixão e aquele espaço não será mais utilizado.
Porém, no cemitério vertical os corpos ficam em lóculos/gavetas um acima do outro o que economiza espaço e diminui os gastos com o valor do metro quadrado – que em algumas regiões pode chegar a ser mais caro que um apartamento.
A verdade é que em algum momento o sistema funerário brasileiro entrará em colapso – como já aconteceu em outros países – e você pode ajudar e não colaborar com isso.
Conforto a família e maior segurança à saúde em tempos de pandemia
Como todo ambiente fechado, os cemitérios verticais têm regras de sanitização a serem seguidas, algo que não acontece em cemitérios tradicionais.
Ao ir visitar seu parente, os bancos para se sentar estarão sanitizados e a regra de distanciamento deverá ser respeitada – inclusive, deve haver horário reduzido e número máximo de famílias no local, então é bom conseguir essa informação com seu cemitério.
Em tempos de vírus é importantíssimo que isso seja levado em consideração em qualquer momento, mesmo que o de pêsames.
Dignidade ao corpo e liberdade de escolha
Uma das vantagens do cemitério vertical é que o corpo permanece por lá e se, por qualquer motivo, a família decidir que quer cremar o corpo, ainda é possível retomar essa decisão, algo que não acontece com corpos que são sepultados abaixo da terra.
Outra vantagem é que expelir o necrochorume do corpo faz com que os restos sejam melhor preservados.
Por isso, o cemitério vertical é o meio termo perfeito entre os que não querem cremar o falecido, mas que também não desejam aumentar os malefícios que os cemitérios tradicionais trazem para a natureza.
Os 10 principais cemitérios verticais do Brasil
Agora que você já sabe o que é um cemitério vertical e quais são os seus benefícios, chegou o momento de conhecer as principais opções no Brasil para os que desejam aderir a essa opção de sepultamento.
Confira agora os 10 principais cemitérios verticais do país!
- Memorial Necrópole Ecumênica
O maior cemitério vertical do mundo é brasileiro e, inclusive, está no livro dos recordes. O Memorial Necrópole Ecumênica fica em Santos, na cidade de São Paulo e possui 25 mil lóculos e uma área vertical que equivale a 55 estádios de futebol.
Além de cemitério vertical, o complexo funerário também possui capelas, crematório e ossários.
Assim, neste local você encontra as mais diversas opções para se despedir do seu ente querido.
- Cemitério Vertical de Curitiba
Esse edifício que fica no Bairro Tarumã, em Curitiba, Paraná, é um dos melhores exemplos do Brasil de um cemitério vertical com estrutura bela e imponente.
A necrópole conta com 3 pavimentos e 6 setores, possui estacionamento e fica em um dos melhores bairros da cidade.
Conhecido pela sua arquitetura diferenciada, é a melhor opção do Paraná para quem deseja essa forma de sepultamento.
- Cemitério Vertical Memorial do Carmo
O Cemitério Vertical Memorial do Carmo fica no bairro do Caju, no Rio de Janeiro, e possui mais de 8.000 jazigos em seu espaço.
O cemitério, que divide o terreno com o Cemitério da Ordem Terceira do Carmo, foi fundado em 1999 e é o terceiro cemitério vertical fundado do Brasil.
Inclusive, o cemitério conta com sepultados ilustres como Tim Maia, Claudinho – da dupla com Buchecha – e Emílio Santiago.
- Cemitério Metropolitano Vertical
Localizado em São Vicente, também em São Paulo, o Cemitério Metropolitano Vertical é uma ótima opção em Santos para o seu ente descansar.
Ele funciona 24 horas e todos os ambientes são climatizados, por isso o conforto é o principal atributo dos que optam por esse cemitério paulista.
- Memorial Fortaleza
O único cemitério do Norte e Nordeste que aderiu a essa forma ecológica e sustentável de se despedir dos entes queridos, o Memorial Fortaleza fica em Maracanaú e foi fundado em 2001.
Nesses 20 anos de existência o cemitério expandiu e hoje também conta com salas de velório climatizadas para que você faça uma bela despedida.
Com funcionamento 24 horas, esse é o principal cemitério da região e está pronto para te receber com conforto.
- Cemitério Vertical de Viana
O único cemitério vertical do Espírito Santo traz uma estrutura diferente: o tratamento do necrochorume é o mesmo, porém os lóculos ficam a céu aberto, diferente dos anteriores em que ficavam dentro de um prédio.
Apesar disso, o Cemitério Vertical de Viana é uma ótima opção para os capixabas que buscam uma forma de se despedir sem prejudicar o meio ambiente.
- Phoenix Memorial do ABC
O Phoenix Memorial conta com uma assistência de luxo, onde todas as salas de acolhimento tem móveis de primeira qualidade e máquinas de café para receber a família com o maior conforto possível.
A estrutura grandiosa desse cemitério vertical fica em Santo André e chama atenção nas redondezas. A necrópole foi inaugurada em 1994 e o cemitério também conta com serviços de cremação e venda de jazigos.
- Memorial do Rio
O Memorial do Rio tem como o seu principal objetivo proporcionar “dignidade na hora do luto”.
Na prática, o lugar cumpre o que promete: o cemitério vertical que fica no bairro de Cordovil, no Rio de Janeiro, oferece opções de luxo em salas de velório e tudo que sua família pode querer nesse momento difícil.
Toda a estrutura é moderna, assim como a harmonia entre paisagem e infraestrutura. E zelo pelo meio ambiente, claro.
- Memorial do Alto Tietê
Como único cemitério vertical da região do Alto Tietê, o memorial fica em Suzano e conta com uma estética super agradável que não remete em nada a um local mórbido.
O Memorial do Alto Tietê é uma mistura entre um cemitério parque e um cemitério vertical: os seus entes queridos ficam em lóculos – ou gavetas – dentro da infraestrutura porém, ao lado de fora, você encontra um belo jardim que agrega muito ao visual e traz tranquilidade para as visitas.
- Cemitério Vertical de Santa Bárbara
Minas Gerais foi a primeira cidade do país a receber um cemitério vertical público. Além dessa inovação, o cemitério de Santa Bárbara conta também com lóculos construídos em granito ecológico, o que faz da estrutura ainda mais sustentável.
Cada lóculo feito deste material significa menos 160 garrafas pet no meio ambiente. Dessa forma, o local é um exemplo para todo o país sobre como fazer a diferença para os moradores – esse é o segundo cemitério da cidade – e para a natureza.
Neste artigo você encontrou 10 cemitérios verticais do Brasil e as melhores vantagens desta forma de sepultar.
Você conhecia essa opção de cemitério? Ele é perfeito para os que buscam modernidade e contribuir para o meio ambiente.
O que você acha desta forma de sepultamento? Deixe nos comentários sua opinião, e siga nosso blog para continuar recebendo curiosidades como essa.
Eu gostei muito, espero que nosso estado de Goiás tenha essa opção o mais rápido.