Central de atendimento 24h:
4020 2518

O que é um mausoléu? Conheça os 15 mais famosos do mundo

Conheça os 15 maiores templos funerários do mundo e saiba quanto custa em média ser enterrado em uma obra dessa magnitude.

Você sabia que há enormes tumbas que abrigam os restos mortais de vários heróis da arte, dos esportes e da cultura no mundo todo? Eles são conhecidos como mausoléus e atraem visitas diariamente.

Afinal, a morte não é o fim de uma história. Por isso, há grandes pontos turísticos que geram muitos lucros e despertam o desejo de milhares de turistas que querem se sentir um pouco mais próximos do passado da cidade que estão visitando e também dos seus heróis.

Inclusive, no Brasil também há mausoléus que são ponto de referência e arquitetura na cidade, como o Obelisco do Ibirapuera, em São Paulo.

Para descobrir mais sobre essa cultura, o que é um mausoléu e quanto custaria ser enterrado em um, continue neste artigo. 

6

Boa leitura!

O que é um mausoléu?

Um mausoléu é uma tumba gigante e tradicional, que eram normalmente construídas na antiguidade para homenagear grandes heróis da nação, principalmente no Egito antigo.

Os mausoléus são conhecidos pela grandeza de sua arquitetura, e é justamente a sua beleza e magnitude que faz com que se transformem em ponto chave de diversos roteiros de viagem. 

Porém, existem jazigos bem grandes que também são considerados mausoléus. 

Basicamente, qualquer obra grandiosa que tenha uma estrutura construída em cima deles, como uma capela, pode ser considerada um mausoléu.

Você sabe quanto custa ser enterrado em um mausoléu? Os valores podem assustar, e é exatamente por isso que essa honra normalmente é dada apenas aos maiores membros da sociedade. Veja mais detalhes abaixo!

Quanto custa para ser enterrado em um mausoléu?

Como um mausoléu é todo sepultamento no qual há uma estrutura grandiosa construída acima dele, não é algo tão simples de se conseguir. Você não pode, simplesmente, escolher um em um catálogo e pagar por ele, por mais que tenha esse dinheiro.

Assim como tudo o que é exclusivo e destinado a poucos, a construção de um mausoléu é algo exclusivo e deve ser acordado direto com o cemitério.

Afinal, não serão muitos os que terão o prazer de receber uma homenagem como essa. Mas há alguns mausoléus que são construídos e vendidos depois.

Um exemplo é o mausoléu ao lado da Eva Péron, a conhecida ex-primeira-dama da Argentina, que em 2011 foi vendido por US$250mil.

Há cemitérios de maior valor que possuem jazigos com essa magnitude já construídos, mas talvez você precise negociar com o dono deles e não com o cemitério. 

Afinal, ter um mausoléu em seu nome e revendê-lo pode ser uma atividade bem lucrativa. 

No cemitério mais exclusivo da zona sul do Rio de Janeiro, por exemplo, o metro quadrado chega a custar R$25mil. O cemitério de São João Batista atrai visitas por guardar mortos como Carmem Miranda, Tom Jobim e Cazuza.

6

Como é possível perceber, ter um mausoléu é realmente algo exclusivo e reservado.

Quais são os 15 maiores mausoléus do mundo?

Da Índia até a China e passando pelo Brasil: o mundo inteiro tem mausoléus incríveis para se visitar. 

Como dissemos acima, os mausoléus são repletos de histórias e cada um deles conta um pouco sobre a cultura de cada cidade. 

Inclusive, tão ilustres e conhecidos são alguns destes monumentos, que você vai se surpreender por se tratarem de um mausoléu, como o Taj Mahal na Índia e o Obelisco aqui no Brasil.

Conheça os principais mausoléus do mundo e coloque alguns destes pontos turísticos no seu roteiro de viagens!

1. Taj Mahal, na Índia

Mausoléu Taj Mahal

Esse é o maior ponto turístico da Índia e é um dos Patrimônios da Humanidade e, em 2011, entrou também no grupo das 8 maravilhas do mundo moderno.

O mausoléu Taj Mahal foi construído pelo imperador Shah Jahan para homenagear a sua esposa predileta, que faleceu tendo seu 14º filho com o imperador.

A construção em mármore branco demandou a força de 20 mil homens e 21 anos para ser finalizada. 

Hoje, o mausoléu é conhecido em todo o mundo e atrai visitantes durante todo o ano por sua beleza e grandiosidade.

2. Obelisco do Ibirapuera, em São Paulo.

Mausoléu Obelisco aos Heróis de 32

O monumento de 72 metros que demorou 21 anos para ser finalizado é uma homenagem aos que lutaram na Revolução Constitucionalista em 1932.

Por isso, a obra se chama Obelisco aos Heróis de 32, e fica de frente para a Avenida 23 de Maio, o dia em que as mortes aconteceram.

O mausoléu abriga mais de 800 corpos e pode ser visitado pelos que estão em São Paulo. Tombado como patrimônio histórico, dentro desse mausoléu você encontra diversas frases e textos que falam da importância dos homenageados na história do país.

Na base do obelisco há a frase “viveram pouco para morrer bem. Morreram jovens para viver sempre”.

3. Pirâmides do Egito

Mausoléu As Grandes Pirâmides

As pirâmides mais famosas do mundo foram construídas para abrigar os corpos dos faraós durante os períodos do Reino Antigo.

As pirâmides, na verdade, são inúmeras, e todas ficam na necrópole de Gizé, no Cairo.

A escultura maciça da Grande Esfinge é conhecida por todo o mundo e a construção de cada escultura desse mausoléu é um mistério ainda hoje. 

É esse mistério que faz com que esse seja o maior monumento do Egito e uma lenda na cultura do Ocidente. Assim, essa obra atrai um grande número de turistas diariamente.

4. Abadia de Westminster, em Londres

Mausoléu Abadia de Westminster, em Londres

A abadia que foi palco do casamento real da Princesa Kate com o príncipe William é um dos diversos pontos turísticos da Inglaterra.

A histórica igreja começou a ser construída em 1245 e hoje é um grande patrimônio londrino, cheio de história e memórias. 

Hoje, o mausoléu abriga restos ilustres de médicos, cientistas e outros heróis da humanidade, tais como: Isaac Newton e Stephen Hawking.

5. Mausoléu de Qin Shi Huang Di, na China

Mausoléu dos Guerreiros de Terracota

Em 1974 foram encontradas mais de oito mil estátuas de guerreiros depositadas em fossas que ficam próximo ao túmulo do imperador Qin Shi Huangdi.

A explicação é de que o primeiro Imperador da China acreditava que as esculturas ali iriam proteger seu exército mesmo após a morte.

As esculturas dos Guerreiros de Terracota – que receberam esse nome pelo material utilizado nessas obras de arte – tem um traço realista e são diferentes entre si, além de serem todas em tamanho real. 

A descoberta resultou no maior mausoléu da China, e também um dos pontos mais curiosos para se visitar no país.

6. Monumento aos Pracinhas, no Rio de Janeiro

Mausoléu do Monumento aos Pracinhas no Rio de Janeiro

O monumento que fica no Rio de Janeiro é uma homenagem aos soldados brasileiros que morreram na Itália durante a Segunda Guerra Mundial.

Os corpos foram transladados da Itália e recebidos para fazer parte desse monumento homenagem. Aliás, este mausoléu é o monumento brasileiro oficial sobre a segunda guerra.

Localizado na Glória, foi inaugurado em 24 de junho de 1957 e fica na Glória, bairro que tem diversas atrações para turistas. 

Quem visita o Rio não pode deixar essa visita de fora do roteiro! 

7. Mausoléu de Lenin, na Rússia

Mausoléu de Lenin na Rússia

O mausoléu que fica em Moscou, mais precisamente na Praça Vermelha, guarda o corpo do líder mais importante do país.

Vladimir Lenin foi simplesmente o fundador da União das Repúblicas Socialistas Soviéticas e a homenagem é de grande importância para os cidadãos soviéticos.

O corpo de Lenin permanece embalsamado e pode ser visitado pelos turistas e locais, porém o local é fortemente vigiado pelo governo.

8. Mausoléu de Abraham Lincoln, nos Estados Unidos

Memorial de Lincoln

O presidente mais conhecido da história da maior potência mundial tem um mausoléu em sua memória. 

O monumento, inaugurado em 1922, recebe mais de 6 milhões de visitantes por ano. Todos os turistas conhecem a história memorável do presidente e querem ter essa visita na memória. 

O monumento que fica em Washington D.C é aberto para visitantes durante todo o dia e é vigiado a todo momento.

9. Mausoléu de Halicarnasso, na Turquia

Mausoléu de Mausolo

Mais uma das sete maravilhas do mundo moderno em nossa lista, o mausoléu de Halicarnasso ou Mausolo, como também é chamado, foi inaugurado em 350 a.C.

Mausolo foi um dos governadores de província do primeiro império persa, e é bem conhecido no país.

O mausoléu de Halicarnasso sobreviveu por mais de 1500 anos até ser destruído pelos cavaleiros de São João em 1402.

Aliás, algumas partes dessa destruição foram material para construção do Castelo de São Pedro, também na Turquia.

10. Hotel des Invalides, na França

Hotel des Invalides

O Palácio dos Inválidos é um super monumento em Paris que recebe milhares de visitas anuais por sua beleza e magnitude. 

Foi construído a ordens de Luís XIV para abrigar os inválidos do exército, o que ainda acontece hoje no local. Porém, lá é também um cemitério para os militares e tem vários museus abertos para visitação.

O mausoléu construído em 1670 tem sepultados ilustres, sendo o mais conhecido Napoleão Bonaparte.

Mais um local que não pode ficar de fora do roteiro de quem for visitar a incrível Paris.

11. Vale dos Reis, no Egito

Vale dos Reis no Egito

Em 1922 foi descoberto o túmulo de Tutankhamon – um faraó da décima oitava dinastia – e junto com todos os tesouros que ele havia enterrado. 

No Vale do Reis você encontra a tumba de mais de 70 faraós. Ainda hoje são feitas escavações para descobrir mais sobre os mistérios do Egito.

Foi com essa descoberta que todo o mundo iniciou sua curiosidade sobre o passado do Egito Antigo e essa fama percorreu o mundo todo, chegando até a cultura pop e fazendo com que todos queiram visitar o país.

Afinal, quem não quer conhecer as maravilhas do Egito? 

12. Tumba de Ciro, no Irã

Tumba de Ciro

A Tumba de Ciro é um mausoléu datado entre 529 e 550 a.C e foi encontrado por um viajante vietnamita.

Sua estrutura é tão perfeita para a data que possui que os cidadãos locais chegaram a acreditar que fosse uma obra do diabo. 

Apesar disso, o monumento é sempre visitado por turistas e abriga os restos do Rei e fundador do Império Aquemênida. Ele foi o criador do maior império da história até aquele momento.

O rei Ciro, o grande, morreu duelando com os Masságetas. 

13. Toshogu, no Japão

Esse é um dos mausoléus que poucos sabem que guarda restos mortais de um herói do país.

Toshogu é um templo feito em homenagem a Tokugawa, que fundou o Xogunato Toguwa – uma ditadura militar pela qual o país passou. O templo foi construído pelos filhos do ditador em 1617

O templo é comumente visto em filmes e a estética que tem a cara do Japão é sempre visitada por turistas. 

A história não é lá muito feliz, mas precisa ser contada e esse templo faz isso muito bem.

14. Neptune Memorial Reef, em Miami

Memorial de Netuno, em Miami.

Você já ouviu falar de cemitérios subaquáticos? Pois é, só uma cidade como Miami poderia oferecer essa forma tão diferente de se despedir dos parentes. 

Apesar de não ser exatamente um mausoléu de Netuno, afinal obviamente não contém restos mortais dele, ainda é uma homenagem póstuma ao rei dos mares.

Esse memorial para Netuno é um recife artificial localizado a cinco quilômetros de Miami, e pode acomodar até mais de 120 mil restos mortais.

15. Mausoléu Jalal ad-Din Muhammad Rumi, na Turquia

Mausoléu Jalal ad-Din Muhammad Rumi

O poeta e teólogo turco Jalal ad-Din Muhammad Rumi desenvolveu obras de grande relevância em seu país, e hoje tem um mausoléu em sua homenagem no Museu Mevlana.

O museu é visitado por turistas e suas obras transcendem o tempo e a nacionalidade, e os que estudam sobre surfismo com certeza ouviram falar deste poeta.

A estátua em sua homenagem fica acima de uma capela que é aberta para visitação e recebe milhares de turistas por ano.
Neste artigo você descobriu o que é um mausoléu e conheceu 15 mausoléus de todos os tipos ao redor do mundo.

Deixe um comentário

Proteja sua família das altos custos com funerais

Plano Funerário a partir de R$85 mensais

Ao clicar em “Quero mais informações”, você confirma que seus dados estão corretos e concorda com a Política de Privacidade.