Central de atendimento 24h:
4020 2518

Entre risos e lamentos: confira as melhores frases para coroa de flores

As frases para a coroa de flores em funerais é uma adaptação moderna de uma tradição antiga repleta de significados. Quer saber mais? Leia esse artigo e escolha o arranjo certo!

Coroa de flores no velório do cantor Wando.

Ninguém sabe exatamente quando as coroas de flores passaram a fazer parte dos funerais. Assim, podemos apenas especular, já que têm-se registros dessa tradição tanto na Grécia Antiga quanto entre os romanos. Dessa forma, podemos apenas deduzir qual a origem das frases para coroa de flores

Entender essa simbologia histórica nos permite fazer a escolha das flores e das inscrições com sabedoria e consciência, respeitando a personalidade e as ideias de quem faleceu.

Os curiosos certamente já se pegaram pensando: 

  • Qual a relação entre as flores e a morte?; 
  • Por que o formato de coroa
  • Qual a importância da frase para a coroa de flores? 
  • Como uma coroa de flores pode ser usada tanto em comemoração à vida – como casamentos – quanto em homenagens fúnebres

Fique conosco neste artigo e saiba escolher a mensagem e o arranjo floral adequados para expressar seus sentimentos.

4

Boa leitura!

Qual o significado das coroas?

Desde tempos indatáveis, as coroas representam autoridade e superioridade. Usadas pelos detentores do poder, entre reis, rainhas e superiores religiosos.

Mas, aos poucos, os significados das coroas expandiram e o formato circular passou a ser referência de infinitude, mudança de fase e recomeço.

Aliada também ao sentido de afeto irrevogável e imortalidade, essa peça passou a ser essencial para noivas em casamentos e para homenagear entes falecidos.

Dessa forma, muitos veem a coroa como uma ligação com o divino, um elo circular que une o que está abaixo – a cabeça – com o que está acima – o celestial. Uma ligação do mundo terreno com o mundo sagrado. 

Assim, justifica-se também seu uso tanto para comemorações de uniões matrimoniais quanto em cultos fúnebres. Ambos relacionados com o início de uma nova fase, uma mudança de realidade e o amor eterno.

O que é a coroa de flores?

A coroa é basicamente um símbolo da cultura ocidental cristã, relacionada às monarquias e às Igrejas. Mais propriamente à realeza britânica e à igreja romana.

Assim, conforme foi popularizando-se, a coroa passou a ganhar novos significados e a ser produzida com materiais mais acessíveis que os tradicionais ouro e pedras preciosas. 

A coroa feita de flores tornou-se tão comum em casamentos e funerais que hoje mal conhecemos a simbologia por trás desse uso.

No Leste europeu durante a Idade Média, em meio à escuridão e frio intensos, as pessoas reuniam-se para superar, juntas, os desafios inerentes ao rigoroso inverno. 

Assim, cada família levava consigo uma coroa de flores, a fim de despertar esperança e vida naquele cenário sem luz e sem calor.

As flores vivas em formato de coroa e as velas que a acompanhavam serviam como um consolo e uma expectativa por dias mais coloridos e luminosos.

Da Alemanha ao resto do mundo, as coroas de flores multiplicaram seus significados e usos, passando a fazer parte da maioria das culturas cristãs.

Exclusividade Amar Assist Benefícios Sociais.

História das coroas de flores em funerais

Mais para baixo no mapa-múndi, na Itália e na Grécia, há registros do uso da coroa de flores em funerais desde tempos antigos, ainda ligado à autoridade, ao respeito e à eternidade.

Ainda assim, nem tudo precisa ter um significado tão esotérico. As coroas de flores em funerais tinham uma função simples e totalmente prática: disfarçar o mau odor do corpo morto em decomposição.

Já que, naquela época, apesar de técnicas de conservação do cadáver existirem desde o Egito Antigo, algumas culturas não realizavam o embalsamamento por motivos religiosos e o corpo putrefazia rapidamente, tornando o funeral extremamente desagradável.

Assim, ornar todo o ambiente com coroas de flores não só reproduzia os significados já explicados sobre as coroas, mas também contribuía em muito para que os presentes pudessem se despedir do falecido sem que o mau cheiro marcasse para sempre suas memórias daquele momento tão importante.

Por isso, a prática tornou-se tradição e as flores são, até hoje, um adorno indispensável para os cultos fúnebres.

Saiba mais sobre as maneiras de se conservar um corpo no artigo: Você sabe como é feita a preparação do corpo pós-morte?

Quais os significados das flores?

Como tudo para a humanidade tem que produzir sentido para manter-se funcionando, com a popularidade das coroas de flores foi-se desenvolvendo um significado para cada flor.

Dessa forma, podemos, então, destacar alguns dos significados atribuídos para 5 flores que podem ser usadas em funerais. Acompanhe e escolha a flor que mais condiz com o seu sentimento, além de selecionar as melhores frases para coroa de flores. Confira abaixo:

  1. A rosa

A rosa branca remete à lua, tem a ver, então, com ciclo, com renascimento e transformação, dando um sentido de esperança à elevação da alma depois da morte.

Já a rosa negra é uma flor rara e, muito diferente da branca, representa o lamento, a tristeza e o luto. É, portanto, um sinal de respeito ao falecido, cuja ausência entristece aqueles que continuam vivos.

Há rosas de outras diversas cores que também podem ser usadas em funerais, trazendo, além do bom cheiro, o sentido da pureza.

  1. O cravo

Hoje há mais de 300 espécies de craveiros que dão flores em inúmeras cores.

De um modo geral, o cravo remete ao amor puro e inquestionável, ao respeito, à admiração e à boa-sorte.

  1. Os lírios

São uma das flores mais comuns em funerais, representam a inocência, ou seja, o retorno da alma a sua forma mais pura e a absolvição dos pecados.

  1. Gérbera

A sua cor mais comum é a amarela. Essas flores são na maior parte das vezes ligadas à infância e são apropriadas a funerais de crianças.

Assim, remetem à sensibilidade e simplicidade.

  1. O girassol

Por mais incrível que pareça, essa flor pode ser muito apropriada em velórios de pessoas idosas, pois representa sabedoria e longevidade.

Apesar de pouco comum nos cultos fúnebres brasileiros, o girassol, além de ser abundante e barato, é uma ótima escolha para despertar os sentidos de conhecimento e plenitude.

Exemplo de frase para coroa de flores com combinação de cores e plantas.

Quais as frases para a coroa de flores mais marcantes?

As coroas de flores são normalmente acompanhadas de uma faixa com frases ou palavras que completam a simbologia das plantas e dão um toque especial ao adorno.

Historicamente, as frases para coroa de flores passaram a ser usadas porque, ao menos no Ocidente, em algum momento os funerais pararam de ser realizados nas residências e esses eventos foram transferidos para lugares mais apropriados, como igrejas ou cemitérios

Com isso, muitos familiares e amigos não podiam comparecer ao funeral e passaram a marcar sua presença enviando uma coroa de flores juntamente a um bilhete, a fim de prestar suas condolências.

Percebeu-se, então, que os bilhetes ficavam restritos a poucos leitores e a mensagem não chegava ao restante dos interessados que compartilhavam a mesma dor da perda.

Dessa maneira, ele foi substituído por faixas com frases curtas que faziam parte da coroa de flores e ficavam visíveis aos olhos de todos, além de contribuir para a decoração do local do velório.

Os 4 significados das mensagens fúnebres

As mensagens nas coroas de flores para funerais têm a função social de oferecer palavras de conforto às pessoas mais próximas ao falecido e que precisam de acolhimento para aceitar a morte e viver a dor do luto.

Assim, são também uma forma de acolher-se a si mesmo, expressando em palavras a própria dor e amenizando os sentimentos negativos relacionados ao sentimento de luto.

Em terceiro lugar, é um ritual de despedida, uma maneira de comunicar-se, uma última vez, com a pessoa querida e de dirigir-lhe a palavra através do texto escrito.

Por último, tem a função de decorar o local da cerimônia, torná-lo agradável e registrar sua presença no evento de despedida.

Quer conhecer outras homenagens históricas aos mortos? Leia também: O que é um mausoléu? Conheça os 15 mais famosos do mundo

Dicas de mensagens para coroas de flores

São muitas as opções de frases para coroas de flores. É algo um pouco difícil de escolher, pois é evidente a importância de seu significado, como descrito acima, tem um limite de palavras para caber na faixa, de maneira que precisa expressar os sentimentos de maneira precisa.

Assim, selecionamos algumas opções que podem ser úteis ao nosso leitor e facilitar a vida de quem busca uma frase para coroas de flores que seja imponente, respeitosa e carinhosa.

  1. Para marcar a presença

Se você não pode estar em corpo presente no funeral, mas quer enviar suas lembranças, pode encomendar uma coroa de flores com frases que indiquem quem é você e qual a sua relação com o falecido. Tais como:

  • Ao meu eterno amigo, descanse em paz;
  • Nossos sentimentos, os colegas de trabalho;
  • Com amor, da turma da faculdade;
  • Saudades imensas de meu querido primo;
  • Condolências ao meu inesquecível aluno.

Assim, você pode criar uma frase com cerca de seis palavras, indicando o seu sentimento, destacando uma qualidade do falecido e informando qual sua relação com ele.

  1. Para prestar homenagem

Nessas mensagens você não vai apenas marcar presença, mas comunicar-se com o ente querido de maneira sincera. Essas frases têm menos uma função social, estando mais voltadas para os seus sentimentos e à sua despedida:

  • Ao meu amado esposo, com todo amor;
  • Descanse em paz, de sua família;
  • Que Deus o receba com graça, meu filho;
  • Espero que encontre sua paz. Sinceramente, mamãe e papai;
  • Encontre conforto na vida eterna, querido amigo.
Diversas opções de frases para coroa de flores.

Está pronto para criar suas frases?

As opções de frases para coroa de flores são muitas, alguns gostam de colocar mensagens que contenham algum senso de humor, outros consideram isso pouco respeitoso. 

No fim, as frases para coroa de flores é algo muito pessoal e está intimamente relacionado com a personalidade da pessoa falecida e com o grau de intensidade da relação entre o remetente e a pessoa homenageada.

Por isso, o importante é não deixar de fazê-lo, usando muita criatividade e sinceridade, sempre combinando os significados das flores com a mensagem.

Essa é uma tradição secular que possui sentidos históricos e afetivos extremamente relevantes. Cabe a nós levá-la adiante.

Compartilhe esse conteúdo com seus amigos e familiares e ajude a disseminar informações importantes e de qualidade sobre os costumes, as tradições e os assuntos que envolvem a temida e inescapável morte!

Sabia que a cova não é o destino final de nossos restos mortais? Ficou interessado? Leia também: Vida longa aos ossos: conheça o ossário, o destino final dos restos mortais.

Deixe um comentário

Proteja sua família das altos custos com funerais

Plano Funerário a partir de R$85 mensais

Ao clicar em “Quero mais informações”, você confirma que seus dados estão corretos e concorda com a Política de Privacidade.