A maioria das pessoas sabe o que é um sepultamento, apesar de algumas acharem que ele é igual ao enterro. Porém, ambos são diferentes.
A perda de alguém querido é sempre muito difícil e, ainda, é preciso lidar com várias burocracias em relação ao velório e sepultamento.
Porém, você sabe o que realmente é o sepultamento e o que precisa para organizá-lo e deixar tudo pronto para o ente querido que se foi?
Então, continue lendo que vamos contar tudo para você!
Quando surgiu o sepultamento?
O sepultamento nasceu por volta de 60.000 a.C, na pré-história, quando enterravam os corpos para evitar a aproximação de animais.
Depois, com o surgimento das igrejas, o sepultamento começou a ser feito, no começo, dentro das próprias igrejas. Porém, na Europa esse costume deixou de ser feito devido à Peste Negra, no século XIV.
Já no Brasil, os sepultamentos nas igrejas também eram muito comuns na década de 1820.
Os indígenas também sepultavam os seus entes queridos e muitos cemitérios ainda são encontrados pelos escavadores.
Atualmente, o sepultamento é feito em todas as partes do mundo, com diferenças em relação ao velório, homenagens e costumes.
Como é realizado um sepultamento?
Antes de tudo é preciso solicitar a certidão de óbito, que é retirada no cartório. Porém, se a pessoa faleceu no hospital, é possível retirar uma declaração de óbito lá mesmo.
Com a certidão de óbito em mãos é preciso solicitar a autorização do sepultamento, que normalmente é feito no cemitério desejado, que vai fazer a preparação do local para que o corpo possa ser sepultado.
Para que o sepultamento possa ser realizado é preciso que o corpo seja preparado por uma empresa especializada para isso, que normalmente é a funerária.
Depois disso, o corpo é colocado em um caixão e encaminhado para o local onde será realizado o velório.
Após o velório, o caixão é levado para o cemitério que é onde acontecerá o sepultamento e a vedação da sepultura depois de colocado o caixão.
Como deve ser organizado um sepultamento?
Já é difícil a perda de uma pessoa querida e, ainda, ter que lidar com todas as questões burocráticas e também com o sepultamento. Porém, é preciso que isso seja feito.
Para auxiliar você, separamos algumas dicas de como organizar um sepultamento.
1 – Escolha uma funerária
A escolha dos serviços de uma funerária é fundamental quando se perde alguém querido.
É necessário verificar as informações sobre a funerária, bem como os serviços que ela oferece e a segurança.
Para isso, sempre verifique o histórico da funerária antes de contratar o serviço, para não ter problemas no dia do velório ou do sepultamento.
Muitas pessoas contratam a funerária muito antes do falecimento e ficam pagando um valor mensal. Dessa forma, quando acontece alguma morte é só contatá-la que ela já faz todo o procedimento para o velório e sepultamento.
Porém, outras pessoas preferem contratar quando alguém está doente ou até mesmo no dia. O que pode acabar trazendo dor de cabeça por ter que resolver tudo em cima da hora.
Por isso, é importante escolher antes e fazer tudo com antecedência.
2 – Tenha a data e horário definidos
Depois de escolher os serviços da funerária, é preciso definir a data e o horário do sepultamento.
Verifique isso e também o local onde será realizado o velório e o cemitério que será feito o sepultamento.
3 – Avise para as pessoas próximas
Quando tudo estiver resolvido em relação ao processo do velório e sepultamento, avise os amigos e familiares quando será, falando sobre o local, data e horário.
Para isso, existem vários meios, como mensagens e ligações, não precisando ser pessoalmente.
4 – Defina como serão feitas as homenagens
Outra coisa importante que deve ser definida é como serão feitas as homenagens, tanto no velório como no cemitério.
Por isso, é importante fazer um roteiro para as homenagens e quem são as pessoas que vão fazer cada uma delas, ao longo do velório e do sepultamento.
5 – Escolha a decoração
A decoração para o velório, como o caixão e as flores, é algo que muitas pessoas escolhem com muito cuidado e carinho.
As flores podem ser escolhidas de acordo com o local onde será realizado o velório. Isso acaba deixando o ambiente mais adequado e significativo naquele momento.
É importante durante essa escolha da decoração levar em consideração o que o ente querido desejava, se ele deixou definido isso, caso contrário leve em consideração o que ele mais gostava para fazer todas as escolhas.
Qual a diferença entre sepultamento e enterro?
Muitas pessoas acreditam que os termos sepultamento e enterro são sinônimos, mas eles tem significados bem diferentes.
Vamos falar mais sobre eles a seguir:
1 – Sepultamento
O sepultamento de um ente querido deve acontecer em um cemitério, com o corpo em uma sepultura. Ele está relacionado com todo um local e processo para isso, como um local estruturado para a pessoa e cerimônias.
Dessa forma, o sepultamento surgiu com o nascimento das igrejas, tendo como exemplo as pirâmides do Antigo Egito, que são consideradas um tipo de sepultura porque os corpos estão lá para o descanso eterno.
Independentemente de como é feito o sepultamento em cada país, ele é o mais utilizado em todos os lugares.
2 – Enterro
O enterro se refere ao ato de enterrar uma pessoa, fazendo isso sem que exista um lugar adequado para o enterro.
Ou seja, é literalmente enterrar, colocar o corpo em uma cova, sem se preocupar com a localidade, com as homenagens, costumes, caixão ou velório.
Assim como o sepultamento, o enterro já era utilizado muitos anos atrás, quando
eram enterrados os corpos para evitar que os animais sentissem o cheiro.
Porém, o enterro naquela época era muito diferente dos costumes de hoje em dia. E, desde quando surgiram os cemitérios, não se pode mais enterrar alguém fora dele.
Qual a importância do sepultamento?
O sepultamento é um momento muito difícil e de muita tristeza, mas infelizmente é preciso fazer todos os preparativos da melhor maneira possível.
Ele é importante para homenagear, despedir e também mostrar o quanto o ente querido era importante na sua vida e também para todos os familiares e amigos.
Afinal, mostra com todo o processo o que é preciso para fazê-lo, como a pessoa que se foi fez parte da sua vida e como ela vai fazer falta.
Percebeu como é importante fazer um sepultamento? Então, compartilhe com outras pessoas para que elas comecem a saber o que é um sepultamento e o como fazê-lo!