Central de atendimento 24h:
4020 2518

Você conhece o cemitério ecológico? Saiba como ele funciona e quais são as suas vantagens!

Entenda como o cemitério ecológico é estruturado, quais são as suas características e principais benefícios. 

Imagem ampla de um cemitério verde 

A sustentabilidade é um tema urgente que emerge como uma das nossas maiores preocupações enquanto sociedade e vida coletiva. Nesse sentido, o cemitério ecológico tem ganhado cada vez mais espaço e se tornado uma opção viável para muitas pessoas. 

Já que, para que realmente haja uma mudança e uma consciência ecológica, devemos ir além de um conjunto de práticas e medidas a serem executadas, tornando a sustentabilidade um estilo de vida. 

Por isso, essa modalidade de cemitério tem se popularizado expressivamente na Europa. No Brasil, ainda não é muito comum ouvir falar sobre o cemitério ecológico, mas isso deve mudar nos próximos anos. 

Pois, é fundamental que conheçamos outras alternativas de cemitério, especialmente opções que tenham compromisso com o meio ambiente, como é o caso do cemitério ecológico. 

4

Por isso, no conteúdo de hoje, elencamos as principais vantagens e benefícios, bem como outras informações relevantes acerca deste modelo de cemitério. Acompanhe a leitura para ficar por dentro do assunto e aproveite nosso artigo.

O que é um cemitério ecológico?

Assim como qualquer outro cemitério, o cemitério ecológico é o lugar no qual o corpo do ente querido é depositado para o seu descanso eterno. Entretanto, algumas peculiaridades o diferem dos cemitérios convencionais e é sobre elas que falaremos abaixo!

A principal característica do cemitério ecológico é o fato de que ele é seriamente comprometido com a preservação do meio ambiente. Desse modo, tudo é conduzido de forma sustentável e sem danos à natureza. 

Nesta modalidade de cemitério, o cadáver é sepultado em covas comuns. Contudo, apesar de ser sepultado diretamente na terra, o processo de sepultamento possui algumas diretrizes específicas, para que não haja nenhum risco de poluição ao meio ambiente. 

Se por um lado, no sepultamento convencional, a decomposição é mais rápida, devido a falta de ar nos túmulos comuns, no cemitério ecológico, por outro lado, este procedimento é realizado de outra forma, a fim de evitar danos à natureza.

A ausência de circulação de ar nos túmulos convencionais acelera o processo de decomposição, o que, em contrapartida, faz com que os microorganismos anaeróbicos se proliferem de forma mais rápida. 

Este processo é altamente nocivo para a natureza, pois gera um líquido extremamente mal cheiroso e com grande potencial de contaminação, o qual é chamado de necrochorume. 

Além de atingir diretamente o solo, ele também pode entrar em contato com lençóis d’água e contaminá-los, colocando em risco não só a saúde do meio ambiente, mas também das pessoas. 

Assim, o cemitério ecológico busca privilegiar um sepultamento que não agrida a natureza, tampouco coloque em risco a vida e de outras pessoas. Este é o maior pilar de sustentação do cemitério ecológico. 

Como funciona o cemitério ecológico?

De modo geral, o cemitério ecológico funciona com base em seu grande ideal: a sustentabilidade. 

Dessa forma, alguns critérios são estabelecidos e devem ser rigorosamente cumpridos a fim de que o sepultamento seja realizado adequadamente. 

Um desses critérios é o fato de que nos cemitérios ecológicos não são permitidas flores artificiais e sepulturas muito exageradas que tenham em sua composição materiais poluentes. 

No cemitério ecológico, tudo converge para a preservação e cuidado do meio ambiente. Um detalhe interessante acerca deste modelo de cemitério é a utilização de urnas biodegradáveis. 

4

Além disso, muitas famílias optam por utilizar as cinzas da pessoa falecida para auxiliar no cultivo e crescimento de árvores. 

As cinzas são depositadas nas urnas biodegradáveis e, posteriormente, são utilizadas para este fim. Assim, a ideia é ressignificar a morte, que sempre traz consigo o peso do sofrimento e da dor que é perder alguém que amamos. 

O ente querido passa a contribuir expressivamente para o nascimento de um outro ser vivo. Além disso, a árvore plantada torna-se simbólica para as pessoas próximas a ele, como seus familiares e amigos. 

Esta é uma bonita forma de ressignificar um evento tão delicado e  doloroso como a perda. 

Quais as maiores diferenças do cemitério ecológico?

Conforme mencionamos, o cemitério ecológico possui a mesma finalidade de qualquer cemitério comum: comportar os corpos das pessoas falecidas. 

Todavia, existem algumas curiosidades a respeito deste modelo de cemitério que o fazem se diferenciar dos demais.

Observe, a seguir, quatro curiosidades sobre o cemitério ecológico que talvez você ainda não saiba.

Mármores não são permitidos 

Assim como não são permitidas flores artificiais e sepulturas muito pomposas, o cemitério ecológico também não admite mármores. Obviamente, este tipo de material não é permitido devido aos agentes poluidores do meio ambiente. 

O caixão deve ser biodegradável

Uma outra curiosidade sobre o cemitério ecológico é o fato de que os caixões utilizados para o sepultamento devem, impreterivelmente, ser biodegradáveis. Nesse sentido, a madeira utilizada na confecção do caixão não deve ser tratada. 

Também são aceitos caixões construídos à base de palha ou papelão. Esses parâmetros são essenciais para que o compromisso sustentável dos cemitérios ecológicos seja cumprido.  

Roupas específicas para o falecido

Caso a família do ente querido opte por sepultá-lo em um cemitério ecológico, as roupas utilizadas para vesti-lo não podem ser roupas comuns. O tecido das vestes deve ser à base de fibras naturais biodegradáveis. 

Produtos químicos não devem ser utilizados

Produtos químicos comumente utilizados nos procedimentos que envolvem a preservação do corpo do ente querido também não são admitidos pelos cemitérios ecológicos. 

Assim, substâncias como o formol, por exemplo, não são permitidas, salvo quando há extrema necessidade de sua utilização. 

Isso implica dizer que somente é liberado o uso de produtos químicos se o corpo estiver em um estado muito deteriorado.

Todas essas medidas são estabelecidas com o intuito de garantir um sepultamento seguro para o meio ambiente e para as pessoas que estarão presentes na cerimônia.  

Quais as vantagens do cemitério ecológico?

Embora ainda não seja um modelo de cemitério popularizado no Brasil, o cemitério ecológico merece ganhar mais destaque, pois muitos são os benefícios que ele oferece, além de ser uma alternativa consciente e sustentável para nós. 

A seguir, conheça algumas das principais vantagens que o cemitério ecológico oferece. 

Decomposição acelerada

Atualmente, o processo de exumação, o qual consiste na retirada dos restos mortais da pessoa falecida do túmulo, leva 3 anos para ser realizado. 

Contudo, este período pode ser reduzido para menos da metade com o advento da decomposição aeróbica, tecnologia aplicada no cemitério ecológico.

Dessa forma, esta aceleração garante uma maior rotatividade para os cemitérios, os quais não sofrem com superlotação ou com indisponibilidade

Além disso, a tecnologia utilizada pelo cemitério ecológico assegura que o processo de aceleração da decomposição do corpo não trará dano algum ao meio ambiente. 

Cuidado com o meio ambiente

O principal compromisso do cemitério ecológico, como mencionamos, é o cuidado e a preservação do meio ambiente. Assim, esta modalidade de cemitério não agride o solo e não implica negativamente na natureza

Enquanto sociedade, somos diretamente responsáveis pelo ambiente no qual estamos inseridos. Nesse sentido, é fundamental pensarmos em adotar um estilo de vida mais sustentável, inclusive na hora em que precisamos sepultar algum ente querido. 

Além de adotar medidas que não prejudicam o meio ambiente, o cemitério ecológico também trabalha ativamente para a construção de uma espaço mais verde, com a plantação de árvores. 

Maior economia 

É fato que sepultar um ente querido, especialmente em situações em que a família é pega de surpresa, não é barato. 

Já que são muitos os custos, os quais envolvem o jazigo, o deslocamento, as taxas de manutenção, entre outros. 

Entretanto, caso opte pelo cemitério ecológico, os custos são significativamente menores do que os cemitérios convencionais. 

Este é um dos grandes benefícios deste modelo de cemitério, pois nem sempre a família está preparada para eventualidades como uma morte acidental, por exemplo. 

Contato com a natureza 

Por muito tempo, os cemitérios carregaram um estigma de serem lugares sombrios, tristes e até mesmo assustadores. 

Quase sempre, esses locais são retratados dessa forma nos filmes, nos livros e na arte de modo geral, o que corroborou expressivamente para que esta imagem fosse criada no imaginário popular. 

Contudo, cada vez mais os cemitérios vêm se empenhando em quebrar esse estereótipo e ressignificar a carga negativa que há em torno do local. É o caso do cemitério ecológico. Emoldurado pelas árvores e flores, este tipo de cemitério transmite um sentimento de paz e serenidade. 

A vasta extensão de grama, flores e árvores compõem um visual tranquilo, agradável e belo. 

Assim, é praticamente impossível ter contato com qualquer sentimento negativo. Ademais, durante as visitas, os familiares e amigos do ente querido podem se conectar com a natureza e terem um momento agradável de reflexão e contemplação. 

Tamanho menor que os cemitérios convencionais 

Os cemitérios ecológicos tendem a ser bem menores do que os cemitérios convencionais, o que garante otimização do espaço e pode ser uma ótima alternativa para sepultamentos sociais. 

Quais são os maiores cemitérios ecológicos ao redor do mundo?

Os cemitérios ecológicos são bastante comuns ao redor do mundo, especialmente na Europa. Abaixo, você conhecerá 3 cemitérios ecológicos localizados em diferentes países que ilustram como este tipo de cemitério pode ser uma excelente alternativa. 

  1. Bushland Cemetery
Bushland Cemetery, Austrália

Figurando no topo da lista, apresentamos o Bushland Cemetery, localizado em uma reserva natural na Austrália. O cemitério integra o Lismore Memorial Gardens, e a localização de cada túmulo é registrado de acordo com a latitude e longitude

Neste cemitério, a recomendação dada é que os sepultamentos não sejam realizados por meio de caixões, a fim de que não haja o risco de alguma agressão ao meio ambiente. 

Por isso, orienta-se que o corpo do ente querido seja envolvido em uma mortalha de algodão biodegradável.

Entretanto, se a família preferir que o corpo seja depositado em um caixão, o cemitério disponibiliza peças de madeira reutilizada ou feitas à base de pinho de reflorestamento. 

  1. Cemitério de Elvas
Cemitério de Elvas, Portugal

O cemitério de Elvas, por sua vez, está localizado em Portugal. Este cemitério possui uma conduta rigorosamente sustentável

Os caixões utilizados para realizar os sepultamentos são biodegradáveis e possuem um mecanismo de proteção que visa evitar contaminações no solo.

Só é permitido utilizar vernizes à base de água nos caixões e, ao invés de utilizar pregos em sua construção, é utilizada cola branca e uma tecnologia de encaixe que mantenha as partes do caixão unidas e seguras. 

A parte interna do caixão é inteiramente feita à base de fibras naturais e ecológicas, como o algodão, por exemplo. 

  1. Cemitério Parque São Pedro
Cemitério Parque São Pedro, Curitiba

Já o cemitério Parque São Pedro pertence ao nosso território. Localizado em Curitiba, este cemitério é um dos exemplos de cemitério ecológico que temos em nosso país. 

Apesar desta modalidade ainda não ser tão popular no Brasil, já existem cemitérios no mercado que atuam neste segmento. 

O cemitério Parque São Pedro conta com poços de monitoramento e uma tecnologia de drenagem superficial e profunda em toda a sua área. Este mecanismo funciona recolhendo a água dos jazigos e direcionando-a para um filtro biológico.

Este processo inviabiliza a contaminação do lençol freático e dos rios que estão alocados na região. 

Por que escolher o cemitério ecológico? 4 razões para considerar esta opção!

Como você percebeu ao longo da leitura deste artigo, o cemitério ecológico é uma alternativa bastante viável para todos, principalmente para quem já possui consciência sustentável e tem interesse em contribuir ativamente para a preservação da natureza. 

A seguir, elencamos 4 motivos que podem te motivar ainda mais a começar a considerar esta opção. Acompanhe a leitura! 

  1. Você contribui para a preservação do meio ambiente

Infelizmente, até mesmo após a morte, uma pessoa ainda pode causar impactos ao meio ambiente. Como mencionamos anteriormente, as substâncias liberadas durante a decomposição do corpo agridem expressivamente o solo e as águas. 

Entretanto, na contramão desses impactos, o cemitério ecológico traz uma proposta sustentável, saudável para o meio ambiente e que contribui ativamente para a preservação da natureza. 

Ao optar por esta modalidade de cemitério, você estará atuando diretamente para a construção de uma cidade mais verde, sustentável e ecológica. Além de reduzir significativamente os danos sofridos pelo meio ambiente durante o sepultamento de uma pessoa. 

  1. Você garante um sepultamento digno ao ente querido

A perda não é uma circunstância fácil para ninguém, nem mesmo quando ela já é esperada, como nos casos em que o ente querido sofria com uma doença terminal. A despedida é sempre um momento delicado, de muita fragilidade e dor.

Contudo, apesar de toda a tristeza, é preciso que os familiares do ente querido se empenhem para oferecer a ele um sepultamento digno, memorável e que esteja à altura da pessoa maravilhosa que ela foi em vida. 

Escolher o cemitério ecológico como destino final para a pessoa falecida é uma forma de assegurar um sepultamento digno e especial, afinal, o ente querido será depositado em lugar que tem senso de responsabilidade social e possui um compromisso sério com o nosso ecossistema. 

  1. Você desfrutará de momentos de contemplação

O contato com a natureza é capaz de suavizar as nossas dores e sofrimentos e nos proporcionar momentos de leveza, serenidade e contemplação. 

Por isso, ao escolher o cemitério ecológico, a família terá sempre a oportunidade de estar perto da natureza nos momentos em que for visitar o túmulo do ente querido. 

O cenário pode tornar essas visitas mais leves e amenas, além de auxiliar as pessoas enlutadas e lidarem melhor com a dor da perda. Assim, elas sempre poderão desfrutar de momentos de contemplação de toda a beleza do local. 

  1. Você aprenderá a ressignificar a dor

Até mesmo a dor mais intensa que experienciamos em nossa vida pode ganhar um novo significado quando aprendemos a lidar com ela. A ferida aberta pela perda de uma pessoa amada não cicatriza facilmente, mas nós podemos aprender a ressignificá-la. 

Uma das formas de aprender a enxergar a dor com outros olhos é observando como somos parte de algo muito mais grandioso, como a natureza que nos rodeia. 

Ao morrermos, por exemplo, podemos dar vida a outros seres, como as árvores, e a nossa existência estará marcada para sempre naquela expressão tão bela da natureza. 

Este sentimento de pertencimento à natureza pode auxiliar as pessoas enlutadas a lidarem com a dor do luto de forma mais saudável e menos dolorosa. Este é um dos atributos do cemitério ecológico. Toda a atmosfera de leveza e serenidade que o cemitério ecológico traz pode ser muito importante neste processo de luto. 

Gostou do conteúdo que trouxemos hoje? Deixe um comentário para que nós possamos saber o que você achou. Aproveite para compartilhar este artigo com outras pessoas.

Deixe um comentário

Proteja sua família das altos custos com funerais

Plano Funerário a partir de R$85 mensais

Ao clicar em “Quero mais informações”, você confirma que seus dados estão corretos e concorda com a Política de Privacidade.