Central de atendimento 24h:
4020 2518

Cemitério São Luiz

O Cemitério São Luiz foi o último construído pela Prefeitura Municipal da cidade de São Paulo. Localizado no Jardim São Luiz, zona Sul da capital paulistana, o Cemitério São Luiz foi fundado em 02 de agosto de 1981 e é um dos maiores da cidade.

Considerado como um cemitério muito humilde, o São Luiz atende principalmente a população mais carente da cidade daquela região, que são residentes na zona Sul e dos bairros vizinhos, tais, como: o Capão Redondo e o Jardim Ângela. 

Com cerca de 45 mil sepulturas, esse cemitério já contabiliza mais de 160 mil sepultados. Atualmente, são enterradas aproximadamente 25 pessoas por dia no Cemitério São Luiz.

O Cemitério São Luiz fica localizado no bairro São Luiz, na zona sul de São Paulo (SP). O seu endereço é Rua Antônio de Sena, n°82, CEP: 05846-080.

O cemitério funciona todos os dias e, para a visitação, o seu horário de funcionamento vai das 8h às 17h, de segunda a domingo.

Como chegar?

O Cemitério São Luiz fica em uma região de fácil acesso para as principais avenidas da região.

Várias linhas de ônibus podem ser utilizadas para chegar ao Cemitério São Luiz, dentre elas, estão: 609F Chácara Santana – Pça. Princesa Isabel6803, Jd. Capelinha – Term. João Dias, 6805 Term. Capelinha – Term. João Dias, 6836 Capão Redondo – Term. João Dias, 675A Pq. Sto. Antônio – Metrô São Judas, 647P COHAB Adventista – Pinheiros, 6049 Valo Velho – Sto. Amaro, 6010 Chácara Santa Maria – Term. Guarapiranga e 6047 Jd. Lídia – Santo Amaro.

4

História do cemitério São Luiz

O Cemitério São Luiz foi criado numa região muito violenta da cidade de São Paulo e isso não aconteceu por acaso. Ele foi projetado para atender a população dessa região, que sofre com muita violência e mortes, principalmente de pessoas jovens envolvidas com o crime, principalmente, o tráfico de drogas.

A necrópole quase não possui jazigos e mausoléus, bem como outros cemitérios da cidade que atendem populações mais carentes e de regiões mais afastadas dos grandes centros.

Sendo assim, a maioria das pessoas sepultadas no Cemitério São Luiz são enterradas em covas na terra mesmo, com placas de identificação em cima delas, de forma muito simples.

A população local realiza a maioria de seus enterros ali mesmo e grande parte dessas pessoas são vítimas da violência praticada na região. Além disso, é muito comum, inclusive, o acerto de contas na hora do funeral.

Esse tipo de situação tem diminuído devido a implantação de uma cabine da GCM na entrada do Cemitério São Luiz, como também, o aumento da segurança das pessoas que trabalham no local, sendo que alguns chegam a usar colete a provas de balas.

Sobre o nome do cemitério

O nome do Cemitério São Luiz vem do próprio bairro onde ele se encontra, que é o Jardim São Luiz, localizado muito próximo aos bairros Capão Bonito, Jardim Ângela e vários outros que são famosos devido ao alto índice de criminalidade.

Em qual tipo de cemitério o São Luiz se enquadra?

O Cemitério São Luiz representa o estilo horizontal, onde os corpos são enterrados em covas subterrâneas. Poucos jazigos e túmulos são encontrados no local, o que reflete a realidade social do local, que foi projetado para atender regiões consideradas de menor poder aquisito e, por consequência, de maior violência na cidade.

Existem outros tipos de covas presentes nesse cemitério, mas são muito poucos. Por isso,  em algumas partes desse cemitério ele pode ser considerado também como um cemitério vertical ou um cemitério jardim ou parque.

Esses modelos de cemitérios foram criados a partir da necessidade de mais espaço, soluções práticas e sustentáveis para enterrar os corpos das pessoas falecidas.

O Cemitério Vertical

Esse modelo de cemitério é construído com o objetivo de ocupar menos espaços no local. No lugar de covas cavadas são construídas muitas gavetas enfileiradas uma em cima da outra, o que irá proporcionar um melhor aproveitamento do espaço físico do local.

Apesar de possuir nichos que se encaixam na modalidade de cemitério vertical, o Cemitério São Luiz possui poucos túmulos nesse estilo, comparado a outros cemitérios da cidade de São Paulo.

Cemitério Jardim ou Parque

Os cemitérios chamados de jardim, também conhecidos como cemitérios parque, sempre são projetados para agradar os visitante e possuírem um belo paisagismo. O objetivo dessas construções é transmitir mais conforto e tranquilidade às famílias e aos amigos dos falecidos, bem como todos que visitam os seus entes queridos que partiram.

Apesar do Cemitério São Luiz possuir um espaço nesse estilo, a estética do local não consegue atender aos requisitos básicos de conforto e paisagismo comuns em cemitérios parque.

Sobre o velório do local

O cemitério São Luiz conta com velório no local 24 horas por dia, além de estacionamento que também funciona 24 horas por dia, gratuitamente.

No momento, o local passa por reforma para ampliar as suas capacidades, mas ainda está em funcionamento e conta com 8 salas de velórios.

O local ainda possui uma lanchonete que atende 24 horas por dia, localizada bem em frente às salas onde são realizados os velórios.

O telefone do velório é (11) 55111706.

O significado do velório

O velório pode conter diversos significados, que vão desde uma compreensão religiosa, afetiva e psicológica. O momento de luto deve ser vivido por todas as pessoas e é um passo importante para a superação desse momento tão difícil que é perder alguém que se ama.

O velório serve para que as pessoas da família entendam que aquele é o momento da partida e que aquela pessoa não fará mais parte de seu convívio. É nesse momento que a ficha realmente cai e apesar de doloroso é um momento de grande importância para a elaboração de como será a vida a seguir.

O velório em uma visão religiosa é mais do que simplesmente uma despedida, os religiosos acreditam que esse ritual de passagem ajuda na elevação da alma da pessoa falecida e que pode ajudar em sua jornada além da vida. Em praticamente todas as culturas, o velório é um momento de expressar os sentimentos tanto por aquele que se foi quanto para aqueles que ficaram e terão de conviver com a perda. A vida após a morte, é algo comum na maioria das religiões, embora tenham compreensões diferentes, elas concordam em uma coisa, a esperança de encontrar a pessoa amada em algum momento da existência acaba trazendo um acalento para a vida de quem chora durante o velório de um amigo ou parente.

Curiosidades acerca do cemitério São Luiz

Devido ao grande número de pessoas mortas em decorrência da pandemia causada pelo novo Coronavírus (Covid -19), as escavadeiras não param de trabalhar no Cemitério São Luiz. Os mortos pela Covid-19 são enterrados em valas separadas para garantir o mínimo de segurança aos que trabalham e visitam o local. Sendo assim, esse cemitério está entre os que mais receberam vítimas dessa doença na cidade de São Paulo.

Uma parte da mata foi derrubada para dar lugar as covas destinadas à multidão pessoas que chegam ao local vitimadas pelo vírus que vem assolando o Brasil e o mundo. Com a chegada de novas escavadeiras, centenas de covas estão sendo abertas, pois os números de vítimas da pandemia aumenta a cada dia.

Com paredes furadas de balas, os velórios do Cemitério São Luiz é conhecido como o destino final das vítimas não só de doenças, mas também dos homicídios praticados na zona Sul paulistana.

Agora o crime organizado encontrou um concorrente à altura, pois as mortes em relação ao novo Coronavírus estão sendo imensas. Essa doença vem tirando milhares de vidas e muitas dessas vítimas, em sua maioria da periferia local, são enterradas no Cemitério São Luiz.

As vítimas tanto do vírus quanto da violência, muitas vezes, possuem perfis muito semelhantes, sempre sendo: pessoas de baixa renda que moram na zona sul de São Paulo. Em relação ao crime, em sua maioria, são jovens do sexo masculino.