O Cemitério Santo Antônio está localizado na cidade de Osasco, na região metropolitana da Grande São Paulo. É uma necrópole que foi inaugurada em 1976, construída para suprir a necessidade do município por novos sepultamentos.
A ideia de construir o Cemitério Santo Antônio surgiu quando o Cemitério Bela Vista, que o primeiro da cidade de Osasco, já não comportava mais realizar novos sepultamentos.
Na época, todos os jazigos já estavam vendidos para as famílias mais antigas da região, surgindo assim uma nova demanda para a cidade, pois o antigo cemitério não conseguiria mais atender as pessoas.
O Cemitério Santo Antônio fica localizado na Rua Antônio Russo, nº175, no bairro Jardim Roberto, na cidade de Osasco (SP), CEP: 06170-000.
Como chegar?
O Cemitério Santo Antônio está localizado na cidade de Osasco, na região metropolitana da Grande São Paulo, que é um local de fácil acesso, fazendo divisa com cidade de Carapicuíba e várias outras.
Localizada no Jardim Roberto, a necrópole fica próxima ao famoso Supermercado Japão, possuindo um fácil acesso pelo Rodoanel.
A localização do Cemitério Santo Antônio foi pensada, justamente, para facilitar a vida das pessoas. Ou seja, quando foi decido que a necrópole seria construída, logo se pensou em um local que fosse grande o suficiente para atender a demanda, mas que também estivesse em um ponto estratégico da cidade que poderia atender a todos.
Grande desenvolvimento da cidade de Osasco
A cidade Osasco teve um crescimento muito rápido, por conta da proximidade com a capital paulista, muitas empresas se instalaram na região, gerando assim um grande crescimento populacional. Com isso, também cresceram os números de pessoas falecidas. Surgindo uma grande questão: onde realizar tantos sepultamentos?
Para aliviar o problema de falta de local para realizar os sepultamentos, decidiu-se então que a região precisava de um novo local que pudesse comportar tantas pessoas falecidas. Daí a Prefeitura da cidade de Osasco decidiu construir o Cemitério Santo Antônio.
O Campo Santo
O Cemitério Osasco é conhecido também como Campo Santo, cemitério humilde que serve a camada mais pobre da população da população. As famílias que não possuem poder aquisitivo conseguem sepultar seus familiares em túmulos provisórios. Contudo, existe a necessidade de exumar os corpos ali sepultados e transferi-los para os ossuários.
Mesmo sendo uma região próspera e com uma fama de possui muitos empregos, a cidade de Osasco também possui muitas famílias que não possuem poder aquisitivo para pagar sepultamentos caros ou comprar jazigos. Por isso, esse cemitério é extremamente importante para boa parte da população da cidade.
Simplicidade
O Cemitério Santo Antônio pode ser considerado simples, pois ele não possui mausoléus grandes e luxuosos, nem arte tumular. Os jazigos, de forma geral, são bem simples e são construídos abaixo da terra, não havendo construção aparente.
Por ser um cemitério que atende muitas pessoas que não possuem grande poder aquisitivo, o Cemitério Osasco tem foco na praticidade e agilidade para atender a toda a demanda da região.
Velório
O velório do Cemitério Santo Antônio funciona 24 horas por dia. Contudo, o local não possui estacionamento, portanto, é importante se planejar quando for fazer uma visitar ou mesmo acompanhar algum sepultamento.
É preciso pesquisar um estacionamento que seja próximo ao local, garantindo assim mais segurança de conforto.
E, falando em segurança, o local oferece segurança 24 horas por dia, o que torna o ambiente muito mais tranquilo para as famílias das pessoas que ali são sepultadas.
Os velórios podem ser realizados com toda a privacidade que a família precisa para se despedir daqueles se foram. Existem oito salas individuais para as pessoas se despedirem dos seus ente queridos.
Infraestrutura
O Cemitério Santo Antônio possui uma infraestrutura muito bem distribuída e pensada especialmente para acolher as famílias no momento tão difícil, que é a despedida de um ente querido.
Esse momento pede calma e tranquilidade, por isso, o local foi construído pensando na necessidade das pessoas e também em como tornar esse momento menos doloroso possível.
O local conta com 8 salas de velórios, planejadas especialmente para atender as famílias das pessoas que ali são sepultadas.
Todas as salas são muito bem iluminadas e amplas, ideal para acolher famílias inteiras. As salas são distribuídas em um corredor interno, oferecendo privacidade e tranquilidade a todos.
Para melhor atender as pessoas que por ali passam, existe ainda uma lanchonete que fica bem em frente ao Cemitério Santo Antônio. Lá você pode encontrar uma grande variedade de produtos alimentícios, dentre salgados, doces, sucos, refrigerantes em geral.
Afinal, todas as pessoas precisam se alimentar e, quando perdemos alguém importante em nossas vidas, fica difícil em planejar a nossa própria alimentação.
Pensando nisso, existe essa lanchonete para que as pessoas possam se alimentar de forma saudável e sem precisar se deslocar para algum lugar longínquo.
O planejamento
A construção de um cemitério é algo que deve ser muito bem planejado, pois existem várias regras sanitárias a serem consideradas, além de todo o planejamento focado na população e suas necessidades. Isso porque cada cidade possui características distintas, necessitando assim de soluções diferentes.
O planejamento para a construção do Cemitério Santo Antônio teve que levar em consideração vários fatores, principalmente o crescimento populacional da cidade que ocorreu muito rapidamente, por conta de todas as oportunidades de trabalho que o município oferece.
Pessoas de muitas regiões do Brasil acabaram migrando para Osasco, fazendo com que a cidade crescesse muito rapidamente, surgindo assim, a necessidade de planejar a questão sanitária, que incluía a construção de um cemitério que fosse capaz de comportar o grande número de pessoas.
A importância do Cemitério Santo Antônio para a cidade de Osasco
A cidade de Osasco ocupa uma área de 64,954 km² e possui, segundo estimativas de 2019, um total de 698 418 habitantes. Sendo assim, o oitavo município mais populoso do estado de São Paulo. O cemitério Santo Antônio realiza atualmente cerca de 70% dos sepultamentos da cidade.
Ou seja, a importância dessa necrópole para a cidade é gigantesca e indispensável, principalmente, durante esse período de crise de saúde mundial, causada pelo novo Coronavírus (Covid-19), que já tirou a vida de milhares de pessoas pelo mundo e como o Brasil se tornou o epicentro da pandemia.
Sendo assim, esse espaço se torna ainda mais importante atualmente. Principalmente porque essa necrópole atende pessoas que não possuem grande poder aquisitivo e que são as mais vulneráveis.
O padroeiro da cidade Osasco é Santo Antônio, sendo assim, esse é um dos motivos que fizeram com que essa necrópole passasse a se chamar Cemitério Santo Antônio. No dia 23 de junho se comemora o dia de Santo Antônio e, por isso, essa data se tornou um feriado na cidade.