O cemitério Itaquera é administrado pela prefeitura de São Paulo e conta com aproximadamente 15 funcionários que trabalham no local – sepultadores, motoristas, veloristas e funcionários de administração. Os serviços de jardinagem também são administrados pela prefeitura e são efetuados pelos jardineiros cadastrados.

O cemitério Itaquera está localizado na Rua Serra de São Domingos, nº 1597 no bairro de Itaquera, zona leste da capital paulista.
O horário de funcionamento é de 8-18 horas e para velórios o cemitério funciona 24 horas.
Como chegar?
O bairro Itaquera faz divisas com os bairros do Aricanduva, São Miguel Paulista, Artur Alvim, entre outros.
O horário de funcionamento é de 8-18 horas e para velórios o cemitério funciona 24 horas.
Mesmo sendo um cemitério antigo, possui ótima estrutura e o cemitério Itaquera possui estacionamento gratuito 24 horas, não precisando procurar vagas nas ruas vizinhas para visitá-lo
A melhor forma para chegar ao cemitério é pela Av. Radial Leste, A. Jacú-Pêssego ou Av.Itaquera. E se for utilizar ônibus, os melhores itinerários são: São Mateus, Penha e Belém.
Contexto histórico
Em 30 de março de 1929 uma doação de um terreno pela companhia comercial, pastoril e agrícola foi realizada à prefeitura de São Paulo. E então, no dia 19 de setembro de 1929 o cemitério Itaquera foi inaugurado. Hoje o cemitério conta com 115 mil metros quadrados sendo considerado um cemitério de grande porte.
O cemitério Itaquera conta com mais de 50 mil sepultamentos desde a sua construção inicial. Antigas famílias e moradores de importância possuem jazigos neste cemitério como família David Carona, Nocelli, Marcelinas, Salim Jorge e, também Congregação das irmãs Marcelinas.
O cemitério foi criado para ser mais uma opção para sepultamento na Zona Leste já que o Cemitério da Saudade era muito pequeno ainda e estava muito lotado, quando ainda se localizava na Avenida Nordestina.
Foi construído com o intuito de facilitar a realização do velório para as famílias e amigos dos que partiram, sendo então realizado de forma mais honrosa e digna, visto que antigamente eram realizados nas próprias residências.
Velório
O cemitério Itaquera conta com 4 salas amplas para velórios com ótima iluminação e conservação. Realiza em média 8 velórios e 10 sepultamentos por dia.
O ritual do velório é muito importante para celebrar a memória do ente querido e essa despedida é muito importante para poder ter um luto mais tranquilo e superar a saudade de forma saudável. E lembrar que o cemitério é a última residência do falecido, então o ritual é feito com todo o respeito e amor.
Como e quando é realizada a exumação
O processo de exumação ainda gera muitas dúvidas, porque falar da morte ainda é um tabu. Entretanto, é importante sabe para poder agir nesses momentos delicados. A morte é um processo natural e a única certeza que temos da vida. Então, vamos explicar aqui o processo da exumação.
A exumação é o ato de desenterrar um corpo ou o resto dele. Seja por motivos pessoais, judiciais ou de administração do cemitério.
Para iniciar o processo de exumação os requeridos os seguintes documentos: cópia do RG do requerente, cópia do documento que comprove o grau de parentesco, certidão de óbito e cópia do contrato de franquia de cemitérios privados.
O prazo para exumação de é de 3 anos para adultos e 2 anos para crianças após o sepultamento de acordo com o artigo 551 do Decreto Nacional 16.017/80 da legislação brasileira. Este prazo pode ser menos caso haja investigações judiciárias, suspeita de morte, suicídio ou teste de paternidade.
É necessário avisar com pelo menos 30 dias de antecedência para os membros da família. Todo o processo é fotografado na ausência ou presença dos familiares.
Casos onde a exumação é requerida:
- Mover o corpo para outro local: em caso de superlotação em cemitério ou mudança de endereço residencial da família.
- Cremação de restos mortais: os familiares podem solicitar sobre qualquer motivo, por exemplo, liberar espaço para o sepultamento de outro falecido da família no lote.
- Questões administrativas: o falecido tem um tempo de sepultamento em cemitérios públicos.
O processo de exumação é realizado da seguinte forma:
- Identificação da sepultura: garantir que o corpo exumado seja o correto.
- Análise do caixão: verificar as condições do mesmo.
- Abertura do caixão: verificando a válvula de segurança utilizando um martelo ou cortador para destravá-lo e um circulador de ar para reduzir o odor.
- Retirada dos itens: sobras de roupa e pele vão para um aterro sanitário e os ossos são levados para urnas menores ou para cremação. No caso de investigações, os ossos são levados para o Instituto de Medicina Legal.
Tipos de cemitério
O cemitério é a última morada do falecido e, além disso este local tem valor histórico e cultural – quando visitamos este local podemos conhecer um pouco da história da região e suas crenças. E o sepultamento existe há muitos anos. É uma tradição que atinge a maioria das religiões.
O cemitério Itaquera é ocupado por sepulturas na terra, não possui mausoléus. Os caixões são enterrados diretamente no solo, em cerca de 8,3 mil quadras gerais de terra. Ou seja, considerado como cemitério jardim ou parque. No tipo jardim, os jazigos são subterrâneos e cobertos por um gramado e o túmulo é uma placa – geralmente branca – com as informações do falecido. São ótimos para fazer caminhadas e aproveitando a paisagem que este cemitério proporciona já que tem preservação do verde tornando um ambiente muito tranquilo e harmônico.
Além desse tipo, ainda temos alguns tipos de cemitérios como:
- Horizontal: é o tipo mais comum e antigo. É onde podemos encontrar mausoléus, túmulos e jazigos de mármore e até mesmo grandes construções e estátuas – no caso o passeio se torna muito interessante para observar essas obras. No caso, o os corpos são sepultados de forma subterrânea.
- Vertical: nas grandes cidades começaram a surgir problemas de falta de espaço, e por isso foi criado esta forma de cemitério. Funciona como se fosse ou prédio, ou seja, os caixões são colocados um em cima do outro. E para otimizar o espaço, todos os caixões são padronizados.
- Ecológico: este tipo não é muito comum no Brasil. A ideia deste cemitério é fantástica já que, os falecidos são cremados e colocados em urnas biodegradáveis. Assim, as cinzas ajudam no crescimento de árvores. Com uma proposta tão bonita e ajudando a preservar a natureza, também é um ótimo local para uma caminhada.
O propósito é o mesmo: homenagear e preservar a memória do ente querido.
Principais curiosidades do cemitério Itaquera
Também conhecido como cemitério de Vila Carmosina, é um cemitério tranquilo, seguro e cercado de árvores. E é um dos maiores cemitérios da capital.
O cemitério Itaquera funciona 24 horas por dia. E atualmente realiza 290 sepultamentos em média mensalmente.
É um cemitério muito bem cuidado e com túmulos à disposição e à serviço da população local.
Além disso, o cemitério Itaquera possui ótima infraestrutura. E caso também deseja homenagear o ente querido com uma coroa de flores que simboliza o respeito, admiração e amor pela memória do ente querido, há uma floricultura próxima ao cemitério que opera 24 horas.