O Cemitério dos Amarais é um dos maiores cemitérios de Campinas. Está localizado no conhecido Bairro dos Amarais e é o único da cidade que conta com o conceito parque – jazigos subterrâneos e apenas lápides acima da terra.
Foi fundado há 52 anos e a sua infraestrutura conta com 9 salas para celebrações fúnebres. Além disso, são realizadas mais de 200 celebrações todos os dias.
O cemitério costuma receber atenção dos religiosos em datas relacionadas à religião católica, devido à estátua de Jesus Cristo que fica em sua entrada.
O lugar oferece também serviços de cremação desde 2015, quando foi fundado o Crematório dos Amarais junto ao cemitério.

Crematório dos Amarais: Rua Sylvia da Silva Braga s/n, divisa com o Aeroporto Campo dos Amarais. Fácil acesso pela Avenida Comendador Aladino Selmi (antiga Avenida dos Amarais).
O horário de funcionamento do crematório é das 9h às 18h.
Como chegar?
Os locais ficam próximo de vias importantes de Campinas como Avenida Cônego Antônio Roccato, e podem ser acessados pela Rodovia Dom Pedro I, que leva à Rua Sylvia da Silva Braga.
Próximo ao Cemitério dos Amarais você encontra lanchonete, posto de gasolina e comércio diverso para as mais diversas necessidades.
O local conta com estacionamento para carros e é contemplado por diversas linhas de ônibus da cidade.
História
Um dos maiores cemitérios do interior de São Paulo, o Cemitério dos Amarais foi fundado em 10 de julho de 1969.
O nome Cemitério dos Amarais é dado pela sua localização, que é na popular Estrada dos Amarais. A necrópole fica localizada no Bairro dos Amarais e é facilmente encontrada pela divisa com o Aeroporto dos Amarais.
Localizado em Campinas, cidade que fica a 99 KM ao noroeste de São Paulo, o cemitério fica entre os bairros Jardim Santa Mônica e Jardim Santa Genebra.
Serviços prestados pelo Cemitério dos Amarais
Além de ser um dos maiores cemitérios da cidade, você também encontra serviços de cremação, pois em 2015 o Crematório dos Amarais foi inaugurado – primeiro e único crematório público que atua no interior de Campinas.
O crematório foi criado para “desafogar” toda a carga sobre os cemitérios da região de Campinas, assim como no próprio Cemitério dos Amarais.
É um crematório novo que oferece planos diversos de assistência à cremação e ocupa um total de 600 m².
O Crematório dos Amarais conta também com sala para café, salas de repouso/espera e salas para velórios e homenagens diversas.
O Cemitério Parque é o único de Campinas a oferecer o serviço de sepultamento GRATUITO à população carente da cidade, com um plano exclusivo para essa faixa de população.
A simbologia por trás da Estátua em frente ao cemitério
Ao visitar o Cemitério dos Amarais você será recebido por uma vistosa estátua de Jesus Cristo.
A linda estátua de Jesus Cristo na entrada é o destaque do lugar: representa o Sagrado Coração de Jesus – o que atrai admiradores em feriados religiosos -, o que é um alento para as famílias que vão visitar seus falecidos entes queridos.
Além de ser um ponto de referência que remete ao cemitério, não há alento maior para as famílias religiosas do que saber que o lugar onde seu parente está descansando é guardado pelo Sagrado Coração da Família.
Para os católicos, o coração é uma das maneiras de falar do amor de Deus para com os homens, e o ápice desse sentimento foi a vida de Jesus. Por isso, a estátua recebe regularmente homenagens de fiéis da religião.
Significado religioso do Sagrado Coração de Jesus
De acordo com a Bíblia Sagrada, em 1673 Santa Margarida recebeu diversas revelações vindas de Jesus Cristo e formou, sob seu comando, equipe de apóstolos devotos a ele.
Uma das revelações levou Santa Margarida e implorar ao rei Luís XIV que consagrasse o Sagrado Coração de Jesus e o colocasse nas armas da França. Essa seria então a fonte de poder para vencer todos os que fossem contra os desejos e planos de Cristo para a população protegida por ele.
Com tamanha força, o objetivo de que a França conseguisse restaurar a fé da população cristã foi alcançado. E essa foi mais uma das obras de Jesus Cristo.
A simbologia e o real significado para os cristãos é de que mais do que o órgão vital, o coração é o símbolo que demonstra os sentimentos de uma pessoa. O que há de mais sincero em alguém, o mesmo carrega em seu coração.
Para os que crêem, o coração é um dos modos para falar do infinito amor de Deus, do amor que chega ao ponto alto com a vinda de Jesus.
É por isso que adora-se o Sagrado Coração de Jesus e as imagens em homenagem a Jesus Cristo são sempre admiradas pelos cristãos.
Visitas ao Cemitério dos Amarais no Dia de Finados são tradição
O Cemitério dos Amarais, que estava fechado para visitações devido à pandemia, reabriu no Dia de Finados de 2020 para manter a tradição das famílias homenagearem seus entes queridos.
O dia de finados é uma data em que o Cemitério dos Amarais e diversos outros da região sempre recebem muitas visitas. Em um ano de pandemia, como foi em 2020, a importância de visitar os que jazem no local aumentou, e em solidariedade reabriu para a data.
O local fica repleto de famílias, que ao homenagear seus entes queridos expressam seus sentimentos com orações, ofertam flores e acendem velas.
Celebrar aqueles que já se foram é ato comum em diversas culturas. O dia de finados, porém, é a versão católica adotada pelo Brasil para essa homenagem.
Apesar de existir desde o século primeiro, no século de número 5 que a igreja passou a dedicar um dia específico para direcionar orações e homenagens aos mortos.
Porém a oficialização da data foi no século 10. E só com o cristianismo é que foi possível organizar as celebrações de modo mais difundido.
Para suceder o Dia de Todos os Santos (1 de novembro) o Dia de Finados é celebrado no dia 2 de novembro. Assim, ora-se primeiro para as almas santas e, depois, pela memória dos mortos.
O que é um Cemitério tipo parque ou jardim?
Um Cemitério Parque – também conhecido como Cemitério Jardim, como é o do Amarais, é o conceito que visa a área verde, jazigos subterrâneos somente com as lápides para fora da terra.
O amplo gramado sempre verde é repleto por belas placas padronizadas – comumente brancas, porém varia de acordo com as regras do cemitério – contendo as informações dos que jazem.
A beleza destes cemitérios – que são muito comuns na Europa – remete a um ambiente calmo e sossegado, que é exatamente o que buscamos encontrar ao visitarmos um ente falecido.
Cemitérios tradicionais contém caixões de diversas cores, tamanhos e estátuas de diversos estilos e gostos. Já os cemitérios tipo parque são padronizados, o que forma um ambiente mais “limpo” visualmente e, consequentemente, chama atenção pela beleza.
O visitante se sente em paz e é exatamente esse o objetivo por trás desse conceito: sentir que seu ente falecido está em paz, e ficar a vontade para permanecer junto à lápide por alguns minutos para fazer suas orações, ofertar flores e acender velas, ou qualquer cerimônia póstuma que optar por realizar.
Os Cemitério Parque normalmente apresentam outros atrativos naturais como bosques e trilhas, além da bela grama sempre brilhante.