O Cemitério Nossa Senhora do Carmo é conhecido popularmente como Cemitério Curuçá, foi inaugurado no ano de 1969, na cidade de Santo André, construído em uma área de aproximadamente 134.237 m2.
O local foi construído para suprir e atender a demanda da população de baixa renda como pessoas economicamente mais estáveis, pois os outros cemitérios localizados na cidade como os cemitérios de Vila Pires, Camilópolis, Saudade (Assunção), já estavam com a capacidade para sepultamentos esgotadas, ou quase esgotadas. Foi diante desta situação que a Prefeitura inaugurou o cemitério do Curuçá.

O Cemitério Curuçá está localizado no município de Santo André Rua R. Coréia, sn – Parque das Nações, Santo André — SP, 09280-190. Bairro: Vila Curuçá/ Jardim das Nações.
Os velórios funcionam 24 horas. A Administração do Cemitério funciona das 08:00 às 17:00 horas, e os portões do cemitério ficam abertos para visitação todos os dias, inclusive nos dias de feriado, 24 horas.
Como chegar ao Cemitério Curuçá
A maneira mais simples de se chegar a este cemitério, é através da Av. dos Estados, até a altura da entrada para o Centro de Santo André, após segue-se pela Av. Itamarati até o final, chegando-se até o cemitério.
Estacionamento
O Cemitério disponibiliza um amplo estacionamento gratuito, fica aberto 24 horas.
Infraestrutura
O Cemitério do Curuçá é divido em dois extremos, no lado esquerdo do cemitério fica o “Cemitério Jardim” e do lado direito de quem adentra o cemitério, o “Cemitério Tradicional”
Esse cemitério possui 10 salas de velório com portas de vidro, lanchonete, uma capela, e conta um novo Hall lindo e moderno.
No ano de 2015 o cemitério passou por uma série de reformas e atualmente ele conta com um acabamento mais moderno, um belo Hall de entrada com sofás aconchegantes, televisões, balcão para informações, banheiros aptáveis, piso e mobiliários novos.
Em seu espaço também possui uma lanchonete planejada para atender todas as pessoas que passam por esse momento sensível. Sabemos que a alimentação é algo muito importante em qualquer momento da vida, mas quando perdemos alguém, normalmente, nem lembramos de nos alimentar corretamente.
A Capela é um espaço dedicado para as pessoas e famílias que perderam alguém e precisam do encontro com o seu divino para superar a dor de sua perda, um espaço pensado para receber quaisquer pessoas, independentemente das suas crenças e origens.
Cemitério Jardim
O Cemitério Jardim tem como característica principal a sua paisagem verde e integrada a natureza. Este tipo de cemitério remete a algo mais próximo do que conhecemos de um parque, com bosques, árvores e trilhas, trazendo um ambiente tranquilo com sensação de paz e aconchego aos visitantes.
Neste conceito de cemitério a sepultura é realizada abaixo da terra, identificados apenas com as placas que ficam para fora do gramado. Nos cemitérios públicos o Cemitério Jardim é uma alternativa provisória para quem não quer adquirir um espaço perpétuo. Após o período de estadia que pode variar em torno de 3 anos, os familiares precisam retirar os restos mortais do local.
Cemitério Tradicional
Os cemitérios tradicionais são os mais antigos e o mais comum no Brasil e em todo o mundo ocidental.
Em sua característica, os túmulos e jazigos ficam expostos em uma área aberta, construídos acima do solo no estilo Mausoléu, geralmente feitos com material que tragam uma beleza para o local, como os jazigos de granizo ou mármore. Os túmulos são separados por corredores largos, e muito bem identificados.
O Cemitério do Curuçá destina essa parte do cemitério para as famílias que queiram comprar um espaço perpétuo.
Velório no local
Um dos principais cemitérios da cidade de Santo André, o Cemitério do Curuçá, realiza mais de 50% dos sepultamentos e velórios da cidade.
Encontra-se atualmente 10 salas para realização de velórios, as salas são limpas e organizadas, oferece toda estrutura básica e necessária para este momento. Seu funcionamento é de 24h.
O Cemitério é administrado e bem cuidado pela prefeitura de Santo André quanto pelos administradores e profissionais que trabalham no local.
Importância da realização do velório
O velório é um ritual de despedida de um ente-querido. Um processo muito importante e natural do luto para nós que ficamos. É o último momento que podemos expressar o sentimento e guardar a imagem da pessoa querida, um sinal de carinho, amor e respeito.
Além de ser uma forma de prestar uma linda homenagem ao familiar querido, esse ritual de cerimônia de quem partiu ajuda as pessoas que ficam a enfrentar a saudade e ressignificar a vida para um novo começo.